Pequena introdução do Lojban

From Lojban
Jump to navigation Jump to search

Lojban - A Linguagem Lógica

la lojban. po'u le logji bangu

Introdução

Lojban (/LOZH-bahn/) é uma língua construída. Originalmente chamado de "Loglan" e fundado por Dr. James Cooke Brown, que iniciou o desenvolvimento da língua em 1955, teve os objetivos descritos pela primeira vez no artigo "Loglan" na Scientific American, June, 1960. Loglan/Lojban foi construído ao longo de três décadas por dezenas de profissionais e centenas de apoiadores, liderada desde 1987 pela The Logical Language Group.

Há muitas línguas construídas, entretanto Loglan/Lojban foi projetado para tornar-se único em vários aspectos. A seguir estão as principais características do Lojban:

  • Lojban é projetado para ser usado na comunicação entre pessoas e, futuramente, entre pessoas e computadores.
  • Lojban foi projetado para ser culturalmente neutro.
  • A gramática de Lojban é baseada nos princípios da lógica.
  • Lojban possui uma gramática sem ambiguidades.
  • Lojban possui escrita fonética, e sem ambiguidades entre as letras e sons.
  • Lojban é simples comparado às línguas naturais; é fácil de aprender.
  • Lojban dispôe de 1300 radicais que podem ser facilmente combinados para formar um vocabulário de milhões de palavras.
  • Lojban é regular; suas regras não tem exceções.
  • Lojban tenta remover restrições na criatividade e na comunicação.
  • Lojban possui uma variedade de usos, que vão desde o criativo ao científico, do teórico para o prático.

Por que Lojban foi desenvolvido?

Lojban foi originalmente projetado como um suporte para uma pesquisa sobre um conceito conhecido como a hipótese Sapir-Whorf: "a estrutura de uma língua restringe o pensamento de pessoas que utilizam aquela língua". Lojban permite a completa capacidade expressiva de uma língua natural, mas difere na estrutura de outros idiomas nas grandes maneiras. Isso permite a utilização do Lojban como veículo de teste para os cientistas que estudam as relações entre linguagem, pensamento e cultura.

Outros usos para Lojban

Lojban foi desenvolvido para ser uma língua humana, e não uma língua de computador. É, portanto, destinado para conversar, ler, escrever e pensar. No entanto, uma vez que a língua Lojban possa ser processada por um computador muito mais facilmente do que uma língua natural pode, há a expectativa natural que o idioma possa ser usado para aplicações computacionais. Devido à sua estrutura gramatical inequívoca e simples, que pode ser facilmente analisado por computadores, torna-se possível Lojban ser utilizado no futuro para a interação entre humanos e computadores. A estrutura do predicado de lojban é semelhante ao AI, sugerindo-o como uma ferramenta poderosa na AI processamento, especialmente no armazenamento e processamento de dados sobre o mundo e concepções de seu povo. Os lingüistas estão interessados ​​no potencial do lojban como uma linguagem intermediária na tradução assistida por computador das línguas naturais. Outras pessoas estão interessadas em Lojban como língua internacional.