Bem-vindo! (Português brasileiro)

From Lojban
Revision as of 14:39, 3 January 2016 by MegaYoshiPower (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Lojban (se pronuncia [ˈloʒban]) é uma experiência relacionada a expressão humana pela linguagem – uma língua construída baseada na lógica formal.

O que é Lojban?

uma apresentação rápida do idioma por Timo Paulssen
«ro lo ma'a datka» e outros sons de Lojban por la guskant

Lojban é uma língua cuidadosamente construída, sendo construída durante 50 anos por dezenas de profissionais e centenas de apoiadores.

  • Lojban possui uma gramática simples, muito mais simples que a maior parte das línguas naturais, porém, é complexo do seu próprio jeito. Lojban é uma experiência de pensamento, como também seus usuários visam ver como as suas estruturas linguísticas únicas afetam o pensamento e a compreensão.
  • Lojban permite a expressão de pequenas nuances de emoção, usando palavras chamados atitudinais, que é essencialmente emoções expressadas pela fala.
  • Lojban permite a você a comunicação concisa, sem haver a necessidade de ter detalhes a mais ou indesejaveis. Por exemplo, você não precisa pensar em um tempo verbal específico (passado, presente, futuro, pretérito, condicional) sempre que for se expressar de uma forma que, dentro do contexto, é claro o que se deseja expressar.
  • Lojban é uma máquina para ser analisada, por haver um enorme potencial para explorar os campos da inteligência artificial e máquinas de tradução automática.
  • Lojban dispõe de uma comunidade de falantes o qual expande o vocabulária dia após dia.
  • Lojban foi projetado com o objetivo de ser neutro entre as culturas.

Lojban: para diferentes pessoas, diferentes significados; pode significar

  • uma curiosidade linguística - um banco de ensaio para a experiência linguística
  • um jeito desafiante de expandir a mente ou disciplinar os pensamentos
  • uma nova perspectiva sobre as línguas
  • um meio divertido de se comunicar com amigos ou criar arte
  • um domínio para explorar a intersecção da linguagem humano e do meio virtual, como software

Qual é o significado que Lojban tem para você?

Mais informações básicas ...

Aprendizado de Lojban

Materiais e recursos não-oficiais e suplementares (em inglês)

Para os novatos, há vários materiais. Entretanto, há pouco material em Português, podendo dificultar o aprendizado para aqueles que não dominam o idioma inglês.

«Lessons in Lojban» por Dustin Lacewell (em inglês)
«The Perfect Language», uma introdução a Lojban por Wesley Wilson

Alguns materiais não oficiais foram criados. São conhecidos por serem mais amigáveis para o aprendizado para o inciante.

Materiais oficiais

  • "The Complete Lojban Language", a reference grammar of Lojban. Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
NOTA IMPORTANTE: Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como xorlo. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são difíceis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.
NOTA IMPORTANTE 2: Houve já planos de tradução para a língua Portuguesa. Entretanto, os planos de tradução se mostram inviáveis ou caros para o padrão de qualidade exigido.

Dicionários

Relacionados

Programas e Ferramentas de Software

  • Memrise.com oferece flashcards do vocabulário de Lojban virtualmente. Anki é uma alternativa para baixar.
  • la camxes é um site para checar automaticamente a gramática de Lojban. Ele pode ajudar a entender a estrutura do idioma e corrigir frases.
  • Tradutor automático Lojban-para-Inglês. Um tradutor impreciso que traduz automaticamente a língua inglesa para Lojban. Pode ajudar a entender como Lojban funciona.

Outros materiais e recursos de aprendizado...

Conexão com a comunidade

«bripre jikca», um vlog comunitário de leitura
«ba'o», uma música de La Djemynai

Lojban é falado por uma vibrante comunidade, o qual produz literatura, música e artes em geral. Há também discussões a respeito do idioma e do pensamento. A HQ online xkcd diz justamente isso; se você falar Lojban, você deveria falar com os Lojbanists (Lojbanistas). Isso pode não ser uma coisa tão ruim!

Conversas em texto

A qualquer momento do dia, provavelmente haverá falantes de Lojban disponíveis em IRC (Internet Relay Chat) para responder dúvidas ou encorajar conversas em tempo real em Lojban. Junte-se ao chat pelo seu navegador através da(o)

Há três canais principais (salas de bate-papo):

  1. #lojban - para discussões sobre Lojban em qualquer idioma.
  2. #ckule - para ensinar Lojban e responder perguntas e dúvidas dos novatos, em qualquer idioma
  3. #jbosnu - para conversas exclusivas no idioma Lojban

Aqui está um cheat sheet (praticamente uma colinha) para quem não está familiarizado com IRC.

Listas de discussões

Alguma pergunta sobre Lojban?
Pergunte para lojban-beginners mailing list!

A lista de discussão para novatos em Lojban é destinado para dúvidas a respeito do aprendizado e entender Lojban. Você pode inscrever-se nesta lista mandando uma solicitação para [email protected].

A lista de discussão de Lojban para objetivos gerais, que aborda qualquer coisa que possui relação com Lojban, foi fundado em 1989 e possui 500 inscritos. Você pode se inscrever nele mandando um e-mail para [email protected].

Nas redes sociais

Lojban está presente em vários sites populares: Facebook Logo Mini.svg Facebook, Google plus icon.svg Google+, reddit-12.png Reddit, quora.png Quora.

la jbotcan é um boletim informal que hospeda imagens e discussões em Lojban e Inglês.

Contatos Internacionais

um exposição de la guskant em Japonês
  Línguas que falam
la selpa'i
[email protected]
Inglês, Alemão
la gleki
[email protected]
Inglês, Russo
la ilmen
[email protected]
Inglês, Francês
la tsani
[email protected]
Inglês, Francês
la xorxes
[email protected]
Inglês, Espanhol
la guskant
[email protected]
Inglês, Francês, Chinês, Japonês, Esperanto
la remod
[email protected]
Inglês, Italiano

Lojban pelo mundo - outras maneiras de comunicação ...

E depois?

  • Tente por si mesmo traduzir qualquer coisa para Lojban. Ou melhor: escreva seu próprio texto: Poesia, prosa, blog, tweets, etc.
  • Continue aprendendo o vocabulário com software de memorização.
  • Ajude a expandir o principal dicionário de Lojban, traduzindo palavras de Lojban para outros idiomas; ou invente novas palavras compostas e adicione elas no dicionário.

Mais informações ...


Este web site é dedicado a documentar a língua Lojban e as atividades da comunidade, como também servir como o site oficial de Logical Language Group (LLG) (Grupo da Língua Lógica), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1987, criada para promover o estudo científico das relações entre a linguagem, o pensamento e a cultura humana.