Bem-vindo! (Português brasileiro)

From Lojban
Revision as of 12:34, 6 September 2014 by MegaYoshiPower (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.

Lojban, cujo pronúncia é [ˈloʒban], é uma língua construída, baseada em torno das regras da lógica predicativa.

Introdução pequena ao Lojban

  • Lojban é um experimento em forma de língua — a gramática é regular, mais simples do que a maioria das línguas naturais, entretanto complexo que o torna único. Lojban é um experimento de pensamento, cujo desejo é ver como essas estruturas linguísticas únicas afetam a cognição e a forma de pensar.
  • Lojban permite expressar emoções usando palavras denominadas atitudinais, que são essencialmente as emoções faladas, expressando seus sentimentos. Você pode indicar o grau preciso e intensidade de sua emoção, bem como indicar qual palavra sua emoção deriva. Você pode até indicar que sua frase foi concebido como uma brincadeira.
  • Lojban permite uma comunicação concisa, sem detalhes desnecessários e indesejáveis. Por exemplo, não há necessidade sempre de pensar em um tempo verbal (passado, presente ou futuro) quando já está claro o contexto da frase. Quando desejar fornecer detalhes, é possível adicionar. Mas, ao contrário de outras línguas, isso não é obrigatório em Lojban.
  • Lojban é sintaticamente sem ambiguidades. Idiomas que surgiram naturalmente sempre possuem sentenças ambíguas — Por acaso "He's left", uma expressão do idioma inglês, significa que ele ainda está aqui ou ele já foi? Lojban elimina esse problema sistematicamente.
  • Lojban possui por volta de 1400 (mil quatrocentas) palavras básicas e monta disposições para palavras compostas e empréstimos (de palavras). Tais palavras permitem a criação de um vasto vocabulário para descrever a totalidade da experiência humana. O vocabulário de Lojban expande-se a cada dia e a comunidade de falantes esforçam-se para aperfeiçoar o idioma todos os dias.
  • Lojban é analisável por máquinas, que é um potencial para novas explorações no campo da comunicação da inteligência artificial e tradução automática.
  • Lojban é culturalmente neutro. A base do vocabulário foi gerado usando um algorítimo e palavras vindas das seis línguas mais faladas do Planeta Terra, e, claro, de outras línguas também. A comunidade Lojban se esforça para manter essa neutralidade.

Apresentação de Lojban e mais características...

Recursos primários de aprendizado

Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos em inglês com suas respectivas traduções em português, se houver:

Lojban in simple phrases - Introdução ao idioma. Te permite entender rapidamente o básico de uma frase comumente falada. Disponível também em pdf.

Lojban em frases simples - É a versão traduzida. Tradução em progresso.

The Crash Course (a draft) - um livro em produção.

Curso intensivo - Tradução inexistente até o momento.

Wave Lessons é um livro online e físico popular.

• Tradução inexistente

The full grammar of Lojban.

Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
NOTA IMPORTANTE: Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como xorlo. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são dificeis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.

A língua Lojban por completo - Esse livro está em tradução. Você pode acompanhar o progresso de tradução deste e de outros livros e materiais no site oficial do Projeto Lojban Brasil.

vlasisku - dicionário online

• Tradução inexistente

a lista de gismu (radicais) e cmavo (partículas) e uma lista de definições simples de gismu.

• Tradução inexistente

camxes é um verificador gramatical automática daquilo que escrever em Lojban (que é único entre todas as línguas!). Ele pode ajudá-lo a compreender rapidamente se a sua frase está gramaticalmente correta. Sua interface está em inglês.

memrise.com/courses/english/lojban/ é um ótimo lugar onde você pode aprender palavras de Lojban online. É só se registrar no site, tentar vários cursos e usar aquele o qual você mais gostar. Alternativamente, pode-se usar o Anki. Tradução para o português não disponível.

slovlacukt - dicionário alternativo offline

Lista de palavras ordenadas por frequência de uso.

• Tradução inexistente. Se for criar uma página correspondente a de cima, use o título listas de palavras frequentes.

Tatoeba.org - um banco de dados que possui uma larga coleção de frases em Lojban (um banco de dados que todos podem criar; assim, nem todas as sentenças podem estar correto). Várias frases neste site possuem raízes que conduzem a traduções ou frases equivalentes. Algumas frases em Lojban podem ter suas respectivas traduções para o português.

✔ Um conjunto de guias de pronunciação disponíveis para ajudá-lo a falar Lojban.

• Tradução inexistente. Se for criar uma página correspondente a de cima, use o título pronunciação.

Tente começar a ler textos em Lojban, iniciando pelos textos pequenos e fáceis até os textos longos e difíceis. Por exemplo, leia Terry the Tiger (você pode ouvir essa obra também!), e então, um dos livros de Berenstain Bears, como The Berenstain Bears and the Prize Pumpkin, e depois O Pequeno Príncipe.

Outros recursos de aprendizado... (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Materiais de aprendizado. Links secundários)

Conectar-se a comunidade

Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual xkcd disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban..

O Chat IRC é a melhor maneira de

  • fazer amigos
  • praticar conversas em Lojban em tempo real
  • ter suas perguntas respondidas rapidamente quando lá há outras.

Neste chat, há a aba do canal #lojban (na parte superior) para conversas básicas, aba #ckule para perguntas vindas dos novatos e a aba #jbosnu para conversas exclusivamente em Lojban. Clicando nestas abas, você poderá ver novas menssagens e responder para eles. Aqui há um cábula de IRC (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título cábula de IRC) para pessoas que estão aprendendo Lojban.

Faça uma pergunta a respeito de Lojban
para a lista de discussão para iniciantes (somente em inglês)

The Lojban Beginners Mailing List (Lista de discussão para iniciantes em Lojban) é para discussões relacionadas no aprendizado da língua. Tudo sobre como entender uma parte da linguagem, como aprender melhor, ferramentas de estudo, sessões reais de ensino, e assim por diante, está aí. Mais nada. Você também pode inscrever-se enviando a sua primeira pergunta para [email protected]. Espere até que seja aprovado e os outros responderem. Apesar de outras línguas serem permitidas, lá a língua predominante é o inglês.

The Lojban General Mailing List (Lista de discussões gerais de Lojban) é outra maneira de tirar suas dúvidas. Tem cerca de 500 inscritos, e tem existido mais ou menos continuamente desde 1989. Você também pode assinar enviando uma pergunta para [email protected].

✔ Os grupos no: Facebook Logo Mini.svg Facebook, Google plus icon.svg Google+, reddit-12.png Reddit.

O grupo brasileiro no Facebook.

✔ Em alguns lugares, você pode pedir as pessoas para se juntar a áudio-conferências também. Veja Lojban pelo mundo (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Lojban pelo mundo) para mais informações.

Contatos Internacionais

Qual é o próximo?

  • Escreva seus próprios textos em Lojban ou traduções. Comece escrevendo em um blog ou um diário pessoal.
  • Continue memorizando o vocabulário e usando Lojban tanto quanto você pode! Uma vez que você sabe o que as palavras que você quer aprender, você pode tentar usar Softwares adicionais de memorização para melhorar muito o seu vocabulário.
  • Você poderia contribuir com o jbovlaste dictionary interface adicionando novas palavras. Você também pode traduzir alguma definição em uma das muitas e muitas línguas que jbovlaste suporta.

Lojban significa diferentes coisas para diferentes pessoas:

  • uma curiosidade linguística - um banco de ensaio para a experimentação de linguagem
  • uma maneira de expandir sua mente ou disciplinar seu pensamento
  • o desejo de expressão precisa
  • uma nova maneira de olhar para as línguas
  • uma forma divertida de conhecer e se comunicar com os amigos, entretenimento, um desafio, arte, software ... a lista é longa!

O que Lojban significará para você?

Qual é o próximo?... (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Qual é o próximo?)