Bem-vindo! (Português brasileiro): Difference between revisions

From Lojban
Jump to navigation Jump to search
No edit summary
(camxes urli)
(11 intermediate revisions by 2 users not shown)
Line 1: Line 1:
<!--[[File:la kotias.jpg|thumbnail]]-->
<div style="font-size: 1.5em; font-family: sans-serif">Lojban <small>(se pronuncia [ˈloʒban])</small> é uma experiência relacionada a expressão humana pela linguagem – uma língua construída baseada na lógica formal.</div>{{clear}}
<div style="font-size: 1.5em; font-family: sans-serif">'''Lojban''' <small>(pronúncia&nbsp;[ˈloʒban])</small> é uma língua construida,<br/>baseada em torno dos preceitos da Lógica dos Predicados.</div>{{clear}}
==O que é Lojban?==
==Introdução pequena ao Lojban==
[[Image:yt-lightning talk.png|240x160px|uma apresentação rápida do idioma por Timo Paulssen|link=https://www.youtube.com/watch?v=QdlGxgKt7nc|thumb]]
*Lojban é um experimento em forma de língua — a gramática é regular, mais simples do que a maioria das línguas naturais, entretanto complexo que o torna único. Lojban é um experimento de pensamento, cujo desejo é ver como essas estruturas linguísticas únicas afetam a cognição e a forma de pensar.
[[Image:yt-ro lo maha datka.png|240x160px|«ro lo ma'a datka» e outros sons de Lojban por [[la guskant]]|link=https://vimeo.com/album/3152276|thumb]]
*Lojban permite expressar emoções usando palavras denominadas [[atitudinal|atitudinais]], que são essencialmente as emoções faladas, expressando seus sentimentos. Você pode indicar o grau preciso e intensidade de sua emoção, bem como indicar qual palavra sua emoção deriva. Você pode até indicar que sua frase  foi concebido como uma brincadeira.
 
*Lojban permite uma comunicação concisa, sem detalhes desnecessários e indesejáveis. Por exemplo, não há necessidade sempre de pensar em um tempo verbal (passado, presente ou futuro) quando já está claro o contexto da frase. Quando desejar fornecer detalhes, é possível adicionar. Mas, ao contrário de outras línguas, isso não é obrigatório em Lojban.
Lojban é uma língua cuidadosamente construída, sendo construída durante 50 anos por dezenas de profissionais e centenas de apoiadores.
*Lojban possui 1342 [[gismu/pt-br|raízes]] e monta disposições para [[lujvo|palavras compostas]] e [[fu'ivla|empréstimos]] (de palavras). Tais palavras permitem a criação de um vasto vocabulário para descrever a totalidade da experiência humana. O vocabulário de Lojban expande-se a cada dia e a comunidade de falantes esforçam-se para aperfeiçoar o idioma todos os dias.
 
*Lojban é analisável por máquinas, que é um potencial para novas explorações no campo da comunicação da inteligência artificial e tradução automática.
*Lojban possui uma gramática simples, muito mais simples que a maior parte das línguas naturais, porém, é complexo do seu próprio jeito. Lojban é uma experiência de pensamento, como também seus usuários visam ver como as suas estruturas linguísticas únicas afetam o pensamento e a compreensão.
*Lojban é culturalmente neutro. A base do vocabulário foi gerado usando um algorítimo e palavras vindas das seis línguas mais faladas do Planeta Terra, e, claro, de outras línguas também. A comunidade Lojban se esforça para manter essa neutralidade.
*Lojban permite a expressão de pequenas nuances de emoção, usando palavras chamados [[atitudinal|atitudinais]], que é essencialmente emoções expressadas pela fala.
===[[Presenting Lojban|Mais informações básicas ...]]===
*Lojban permite a você a comunicação concisa, sem haver a necessidade de ter detalhes a mais ou indesejaveis. Por exemplo, você não precisa pensar em um tempo verbal específico (passado, presente, futuro, pretérito, condicional) sempre que for se expressar de uma forma que, dentro do contexto, é claro o que se deseja expressar.
== Recursos primários de aprendizado do Idioma==
*Lojban é uma máquina para ser analisada, por haver um enorme potencial para explorar os campos da inteligência artificial e máquinas de tradução automática.
Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos:
<!--*Lojban não possui ambiguidades em sua sintaxe. As línguas naturais possuem frequentemente o problema de frases ambíguas — a frase "A mãe pediu à filha que arrumasse o seu quarto" significa para a filha arrumar o quarto da mãe ou da filha? Lojban sistematicamente elimina este problema.-->
=== Recursos oficiais ===
*Lojban dispõe de uma comunidade de falantes o qual expande o vocabulária dia após dia.
* [http://mw.lojban.org/extensions/cll/ The full grammar of Lojban]. Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
*Lojban foi projetado com o objetivo de ser neutro entre as culturas.
** ''Indisponível na língua portuguesa''
===Lojban: para diferentes pessoas, diferentes significados; pode significar===
:'''NOTA IMPORTANTE:''' Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como [[How to use xorlo|xorlo]]. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são dificeis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.<!-- FAÇA: Adicione **OFFICIAL** word lists here! -->
* uma curiosidade linguística - um banco de ensaio para a experiência linguística
=== Recursos suplementares e não-oficiais ===
* um jeito desafiante de expandir a mente ou disciplinar os pensamentos
Um conjunto de vários recursos de aprendizagem não-oficiais foi criado. Eles não possuem reconhecimento por parte dos reguladores do idioma, entretanto, tais materiais não-oficiais e suplementares são mais amigáveis para iniciantes.
* uma nova perspectiva sobre as línguas
* Um conjunto de [[pronunciation|guias de pronunciação]] estão disponíveis para auxiliar na pronunciação.
* um meio divertido de se comunicar com amigos ou criar arte
* [https://docs.google.com/presentation/d/1Yrxt9gAtqA_oSDD76Toq8VLSZjjOxJ5rkKsxFs3Cw8E/pub?start=true&loop=false&delayms=5000 Lojban in simple phrases], uma introdução ao Lojban. Permite o entendimento rápido sobre frases e sentenças básicas do Lojban comum.
* um domínio para explorar a intersecção da linguagem humano e do meio virtual, como software
** Disponível também [http://mw.lojban.org/images/d/d1/Lojban._How_to_quickly_create_sentences.pdf em PDF]
 
*** Uma [https://drive.google.com/open?id=1tIYWlsDRKPqIZOrFaIn9dkXo0aY3Wj_wQHu2J9BQCK8&authuser=0 versão em português] está disponível.
Qual é o significado que Lojban tem para você?
* [https://www.youtube.com/watch?v=yZjSTUK3hFI Um vídeo introdutório]
===[[Apresentando Lojban|Mais informações básicas ...]]===
* [[Lojban Wave Lessons|Wave Lessons]], um compêndio popular.
{{clear}}
** ''Indisponível na língua portuguesa''
== Aprendizado de Lojban ==
==== Materiais e obras em construção ====
=== Materiais e recursos não-oficiais e suplementares (em inglês) ===
* [[The Crash Course (a draft)]], um compêndio em construção.
Para os novatos, há vários materiais. Entretanto, há pouco material em Português, podendo dificultar o aprendizado para aqueles que não dominam o idioma inglês.
** ''Indisponível na língua portuguesa''
[[Image:yt-lesson in lojban i.png|240x160px|«Lessons in Lojban» por Dustin Lacewell (em inglês)|link=https://www.youtube.com/watch?v=yZjSTUK3hFI|thumb]][[Image:yt-the perfect-lang.png|240x160px|«The Perfect Language», uma introdução a Lojban por [https://twitter.com/WesleyWilson00 Wesley Wilson]|link=https://www.youtube.com/watch?v=DIpn0OEpT40|thumb]]
Alguns materiais não oficiais foram criados. São conhecidos por serem mais amigáveis para o aprendizado para o inciante.
* Um conjunto de [[pronunciation|guias de pronunciação]]
* [https://docs.google.com/presentation/d/1Yrxt9gAtqA_oSDD76Toq8VLSZjjOxJ5rkKsxFs3Cw8E/pub?start=true&loop=false&delayms=5000 Lojban in simple phrases], uma introdução em inglês (disponível também em [http://mw.lojban.org/images/d/d1/Lojban._How_to_quickly_create_sentences.pdf PDF])
** Disponível parcialmente em Português [https://docs.google.com/presentation/d/1tIYWlsDRKPqIZOrFaIn9dkXo0aY3Wj_wQHu2J9BQCK8/edit#slide=id.p aqui].
* [[Lojban Wave Lessons|Wave Lessons]], um livreto popular.
* [[The Crash Course (a draft)|"The Crash Course"]], um material em criação por [[La Gleki]].
=== Materiais oficiais ===
* [http://mw.lojban.org/extensions/cll/ "The Complete Lojban Language", a reference grammar of Lojban]. Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
:'''NOTA IMPORTANTE:''' Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como [[How to use xorlo|xorlo]]. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são difíceis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.
:'''NOTA IMPORTANTE 2:''' Houve já planos de tradução para a língua Portuguesa. Entretanto, os planos de tradução se mostram inviáveis ou caros para o padrão de qualidade exigido.
<!-- TODO: Add **OFFICIAL** word lists here! -->
=== Dicionários ===
=== Dicionários ===
*[http://mw.lojban.org/extensions/ilmentufa/i/en/index.html la sutysisku] é um dicionário que funciona com a internet desconectada.
* [http://jbovlaste.lojban.org/ la jbovlaste], um dicionário editável e com suporte a vários idiomas. É considerado por muitos como o dicionário padrão do idioma. Outros vários dicionários e ferramentas são baseadas neste.
*[https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ahngu1CNj7wddFltdkVpZFNLWlQ5dVN1VVpXSnphVVE#gid=0 lista de gismu (raízes) e cmavo (partículas)] e uma [[Simple gismu|lista de definições simples de gismu]] (não-oficial).[http://guskant.github.io/lojbo/gismu-cmavo.html The lists of gismu and cmavo with definitions in some languages in tsv and html formats]
* [http://vlasisku.lojban.org/ la vlasisku] é um dicionário online Inglês-Lojban, baseado no la jbovlaste; objetivo é ser mais amigável para o usuário (note que as atualizações deste dicionário são irregulares e la jbovlaste possui mais regularidade nas atualizações).
*[http://jbovlaste.lojban.org/ la jbovlaste] é um dicionário multilíngue, altamente popular, onde é compilado, na maioria das vezes, novas palavras.
* [https://lojban.herokuapp.com/ la sutysisku] é um dicionário multilíngue online que funciona offilne. Sofre atualizações pelo menos uma vez por mês.
*[https://sites.google.com/site/slovlacukt/file-cabinet slovlacukt] é um dicionário alternativo, usável sem necessidade de uma conexão com a internet
* [https://sites.google.com/site/slovlacukt/file-cabinet la slovlacukt], um dicionário offline alternativo.
*[http://guskant.github.io/lojbo/stardict.html Stardict dictionaries in some languages] é usável com [http://goldendict.org/ GoldenDict], [https://itunes.apple.com/us/app/dictionary-universal/id312088272?mt=8 Dictionary Universal], etc.
* [http://guskant.github.io/lojbo/stardict.html Dicionários Stardict em alguns idiomas] (para ser usado no [http://goldendict.org/ GoldenDict], [https://itunes.apple.com/us/app/dictionary-universal/id312088272?mt=8 Dicionário Universal] ou outros que aceitam os formatos do site)
*[[Word frequency lists|Listas de palavras ordenado por frequência de uso.]]
* [http://guskant.github.io/lojbo/gismu-cmavo.html listas multilíngues de gismu (radicais) e cmavo (partículas) em formatos tsv e html]
 
* [[Word frequency lists|Listas de palavras ordenadas por frequência de uso]]
=== Ferramentas virtuais ===
* [http://www.memrise.com/courses/english/lojban/ memrise.com/courses/english/lojban/] é um ótimo lugar onde você pode aprender palavras de Lojban online. É só se registrar no site, tentar vários cursos e usar aquele o qual você mais gostar. Alternativamente, pode-se usar o [http://ankisrs.net/ Anki]. (Decks de Lojban podem ser descarregados no computador para o programa)
* [http://mw.lojban.org/extensions/ilmentufa/camxes-exp.html camxes] é um verificador automático da gramática que estiver sendo escrita em Lojban (que é único entre todas as línguas!). Ele pode ajudar você a entender rapidamente se sua frase é gramaticalmente correta.
=== Comunidades virtuais ===
* [http://tatoeba.org Tatoeba.org] é um banco de dados que dispõe de uma grande coleção de frases em Lojban (já que é um banco de dados editável por todos, nem todas as sentenças e frases podem estar corretas).
=== Dicas ===
Tente começar a ler [[Texts In Lojban|textos]] em Lojban, iniciando pelos textos pequenos e fáceis até os textos longos e difíceis. Por exemplo, leia [[la .teris. po'u lo tirxu cu vitke zi'o le barda tcadu|Terry the Tiger]] (você pode ouvir essa obra também!), e então, um dos livros de Berenstain Bears, como  [[The Berenstain Bears and the Prize Pumpkin]], e depois [[le cmalu noltru|O Pequeno Príncipe]].
=== [[Learning materials. Secondary links|Outros materiais de aprendizado...]] ===


== Conecte-se com a comunidade ==
==== Relacionados ====
<div style="float:left;">[[File:detkehu be fi li 25 salci.jpeg|thumb|left|300px|Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.]]</div>
* Uma [[Simple gismu|lista de simples definições de gismu]] não oficial
* Exemplo de frases no site [http://tatoeba.org Tatoeba.org]


Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual [https://www.xkcd.com/191/ xkcd] disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban.
=== Programas e Ferramentas de Software ===
* [http://www.memrise.com/courses/english/lojban/ Memrise.com] oferece flashcards do vocabulário de Lojban virtualmente. [http://ankisrs.net/ Anki] é uma alternativa para baixar.
* [http://lojban.github.io/ilmentufa/ la camxes] é um site para checar automaticamente a gramática de Lojban. Ele pode ajudar a entender a estrutura do idioma e corrigir frases.
* [http://lojban.lilyx.net/zmifanva/ Tradutor automático Lojban-para-Inglês]. Um tradutor impreciso que traduz automaticamente a língua inglesa para Lojban. Pode ajudar a entender como Lojban funciona.


=== IRC ===
=== [[Recursos de aprendizado|Outros materiais e recursos de aprendizado...]] ===
The IRC (Internet Relay Chat) é o melhor caminho para:
* fazer amigos,
* praticar conversas em Lojban em tempo real,
* to get your questions answered quickly when there are others around.


[{{Webchat url}} Join the chat in your browser]
== Conexão com a comunidade ==
[[Image:yt-bripre jikca 9.png|240x160px|«bripre jikca», um vlog comunitário de leitura|link=https://vimeo.com/112783041|thumb]]
[[Image:yt-baho.png|240x160px|«ba'o», uma música de [https://djemynai.bandcamp.com La Djemynai]|link=https://www.youtube.com/watch?v=AG4jyHG-hv8|thumb]]


Here are the three channels (chat rooms) that are displayed as tabs in the upper left corner in webchat:
Lojban é falado por uma vibrante comunidade, o qual produz literatura, música e artes em geral. Há também discussões a respeito do idioma e do pensamento. A HQ online [https://www.xkcd.com/191/ xkcd] diz justamente isso; se você falar Lojban, você deveria falar com os Lojbanists (Lojbanistas). Isso pode não ser uma coisa tão ruim!
* #lojban for basic discussions in any language,
* #ckule for questions from new learners in any language and
* #jbosnu for discussions in Lojban only.


If you have an IRC software installed you can join the chat following [[Lojban_IRC#Trickier_ways_of_connecting|these instructions]].
=== Conversas em texto ===
A qualquer momento do dia, provavelmente haverá falantes de Lojban disponíveis em IRC (Internet Relay Chat) para responder dúvidas ou encorajar conversas em tempo real em Lojban. Junte-se ao chat pelo seu navegador através da(o)
* <span class="plainlinks">the [http://vrici.lojban.org:3001 Versão Slack do chat],</span>
* <span class="plainlinks">[{{Webchat url kiwi}}  a versão KiwiIRC],</span>
* <span class="plainlinks">[{{Webchat url qwebirc}} QWebIRC] cliente baseado em navegador, ou</span>
* [[Lojban_IRC#Trickier_ways_of_connecting|conecte-se com o cliente IRC de sua preferência]].
Há três canais principais (salas de bate-papo):
# #lojban - para discussões sobre Lojban em qualquer idioma.
# #ckule - para ensinar Lojban e responder perguntas e dúvidas dos novatos, em qualquer idioma
# #jbosnu - para conversas exclusivas no idioma Lojban


Here is an [[IRC cheat sheet|IRC cheat sheet]] for people who are learning Lojban.
Aqui está um [[IRC cheat sheet|cheat sheet]] (praticamente uma colinha) para quem não está familiarizado com IRC.


=== Mailing lists ===
=== Listas de discussões ===
{{Quote box
{{Quote box
  |title = Ask a question on Lojban<br>on the [mailto:[email protected] mailing list for beginners]
  |title = Alguma pergunta sobre Lojban?<br>Pergunte para [mailto:[email protected] lojban-beginners mailing list]!
  |qalign = center
  |qalign = center
  |align  = right
  |align  = right
Line 75: Line 86:
  |bgcolor = #FAEFCF
  |bgcolor = #FAEFCF
}}
}}
[http://groups.google.com/group/lojban-beginners/topics The Lojban Beginners Mailing List] is for discussions related to learning Lojban. Anything about how to understand a part of the language, how to learn it better, study tools, actual teaching sessions, and so on, is on topic. Nothing else is. You can also subscribe to it by sending your first question to [mailto:[email protected] [email protected]]. Wait until it is approved and others reply to it.


[http://groups.google.com/group/lojban/topics The Lojban General Mailing List] is another way to get your questions answered. It has about 500 subscribers, and has existed more-or-less continuously since 1989. You can also subscribe to it by sending a question to [mailto:[email protected] [email protected]].
A [http://groups.google.com/group/lojban-beginners/topics lista de discussão para novatos em Lojban] é destinado para dúvidas a respeito do aprendizado e entender Lojban. Você pode inscrever-se nesta lista mandando uma solicitação para [mailto:lojban-[email protected] lojban-[email protected]].
=== la jbotcan ===
 
[http://jbotcan.org/ la jbotcan] is a simple image board where one posts images and comments them and discuss other random stuff. The atmosphere is very informal here. There is a Lojban and an English version.
A [http://groups.google.com/group/lojban/topics lista de discussão de Lojban] para objetivos gerais, que aborda qualquer coisa que possui relação com Lojban, foi fundado em 1989 e possui 500 inscritos. Você pode se inscrever nele mandando um e-mail para [mailto:[email protected] [email protected]].
=== 3rd-party websites ===
 
Some Lojban people also have organized themselves on several 3rd-party websites, such as:
=== Nas redes sociais ===
Lojban está presente em vários sites populares: [[Image:Facebook_Logo_Mini.svg|12px|link=http://facebook.com/groups/Lojban/]] [http://facebook.com/groups/Lojban/ Facebook], [[Image:Google plus icon.svg|12px|link=https://plus.google.com/communities/105661163321603750740]] [https://plus.google.com/communities/105661163321603750740 Google+], [[Image:reddit-12.png|12px|link=http://www.reddit.com/r/lojban/]] [http://www.reddit.com/r/lojban/ Reddit], [[Image:quora.png|12px|link=http://www.quora.com/Lojban]] [http://www.quora.com/Lojban Quora].
 
[http://jbotcan.org/ la jbotcan] é um boletim informal que hospeda imagens e discussões em Lojban e Inglês.
 
=== Contatos Internacionais ===
 
[[Image:yt higher logic.png|240x160px|um exposição de [[User:Guskant|la guskant]] em Japonês|link=https://www.youtube.com/watch?v=lzqhNYCWKLo|thumb]]
 
{| class="wikitable"
! &nbsp; !! Línguas que falam
|-
| [[User:Selpahi|la selpa'i]]<br/> [mailto:[email protected] [email protected]] || Inglês, Alemão
|-
| [[User:Gleki|la gleki]]<br/> [mailto:[email protected] [email protected]] || Inglês, Russo
|-
| [[User:Ilmen|la ilmen]]<br/> [mailto:[email protected] [email protected]] || Inglês, Francês
|-
| [[User:Tsani|la tsani]]<br/> [mailto:[email protected] [email protected]] || Inglês, Francês
|-
| [[User:xorxes|la xorxes]]<br/> [mailto:[email protected] [email protected]] || Inglês, Espanhol
|-
| [[User:Guskant|la guskant]]<br/> [mailto:[email protected] gusni.kantu@gmail.com] || Inglês, Francês, Chinês, Japonês, Esperanto
|-
| [[User:Remod|la remod]]<br/> [mailto:rdentato@gmail.com rdentato@gmail.com] || Inglês, Italiano
|}
 
=== [[Lojban pelo mundo]] - outras maneiras de comunicação ... ===
 
== E depois? ==
* Tente ler [[te gerna la lojban|textos]] em Lojban. Comece com algo pequeno, como "[[la .teris. po'u lo tirxu cu vitke zi'o le barda tcadu|Terry, o Tigre]]" (leitura em áudio disponível) ou "[[The Berenstain Bears and the Prize Pumpkin]]". Quando estiver pronto, direcione-se para "[[le cmalu noltru|O Pequeno Príncipe]]" e "[http://selpahi.de/oz.html O Maravilhoso Mágico de Oz]" com [[maftufa|um bom analisador]].


[[Image:Facebook_Logo_Mini.svg|12px|link=http://facebook.com/groups/Lojban/]] [http://facebook.com/groups/Lojban/ Facebook], [[Image:Google plus icon.svg|12px|link=https://plus.google.com/communities/105661163321603750740]] [https://plus.google.com/communities/105661163321603750740 Google+], [[Image:reddit-12.png|12px|link=http://www.reddit.com/r/lojban/]] [http://www.reddit.com/r/lojban/ Reddit], [[Image:quora.png|12px|link=http://www.quora.com/Lojban]] [http://www.quora.com/Lojban Quora].
* Tente por si mesmo traduzir qualquer coisa para Lojban. Ou melhor: escreva seu próprio texto: Poesia, prosa, blog, tweets, etc.
* Continue aprendendo o vocabulário com [[Lojbanic Software|software de memorização]].
* Ajude a expandir o [http://jbovlaste.lojban.org/ principal dicionário] de Lojban, traduzindo palavras de Lojban para outros idiomas; ou invente novas palavras compostas e adicione elas no dicionário.  


=== International Contacts ===
===[[E depois?|Mais informações ...]]===
*[[User:Selpahi|la selpa'i]]&nbsp;(English, German),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]
*[[User:Gleki|la gleki]]&nbsp;(English, Russian),&nbsp;[mailto:[email protected] gleki.is.my.[email protected]]
*[[User:Ilmen|la ilmen]]&nbsp;(English, French),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]
*[[User:Tsani|la tsani]]&nbsp;(English, French),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]
*[[User:xorxes|la xorxes]]&nbsp;(English, Spanish),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]
*[[User:Guskant|la guskant]]&nbsp;(English, French, Chinese, Japanese, Esperanto),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]
*[[User:Remod|la remod]]&nbsp;(English, Italian),&nbsp;[mailto:[email protected] [email protected]]


=== [[Lojban around the world]] - other ways of communication ... ===
----
<div style="font-size:90%;">Este web site é dedicado a documentar a língua Lojban e as atividades da comunidade, como também servir como o site oficial de [[Logical Language Group]] (LLG) (Grupo da Língua Lógica), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1987, criada para promover o estudo científico das relações entre a linguagem, o pensamento e a cultura humana.</div>


== What's next? ==
*Write your own original texts (prosa or poetry) in Lojban or translations. Start writing a blog or a personal diary
*Continue memorizing the vocabulary and using Lojban as much as you can! Once you know what words you want to learn, you could try [[Lojbanic Software|additional memorization software]] to vastly improve your vocabulary.
* You could contribute to the [http://jbovlaste.lojban.org/ jbovlaste dictionary interface] by adding new words. You could also translate some definition into one of the many, many languages that jbovlaste supports.
Lojban means different things to different people:
*a linguistic curiosity - a test-bed for language experimentation
*a way to expand their mind or discipline their thought
*the desire for precise expression
*a new way to look at languages
*a fun way to meet and communicate with friends, entertainment, a challenge, art, software application ... the list goes on!
What will Lojban mean for you?
===[[What's next?|More info ...]]===
<noinclude>[[Category:tadni]][[Category:nu jikca]][[Category:jbopre]]</noinclude>__NOTOC__
<noinclude>[[Category:tadni]][[Category:nu jikca]][[Category:jbopre]]</noinclude>__NOTOC__

Revision as of 06:08, 4 February 2016

Lojban (se pronuncia [ˈloʒban]) é uma experiência relacionada a expressão humana pela linguagem – uma língua construída baseada na lógica formal.

O que é Lojban?

uma apresentação rápida do idioma por Timo Paulssen
«ro lo ma'a datka» e outros sons de Lojban por la guskant

Lojban é uma língua cuidadosamente construída, sendo construída durante 50 anos por dezenas de profissionais e centenas de apoiadores.

  • Lojban possui uma gramática simples, muito mais simples que a maior parte das línguas naturais, porém, é complexo do seu próprio jeito. Lojban é uma experiência de pensamento, como também seus usuários visam ver como as suas estruturas linguísticas únicas afetam o pensamento e a compreensão.
  • Lojban permite a expressão de pequenas nuances de emoção, usando palavras chamados atitudinais, que é essencialmente emoções expressadas pela fala.
  • Lojban permite a você a comunicação concisa, sem haver a necessidade de ter detalhes a mais ou indesejaveis. Por exemplo, você não precisa pensar em um tempo verbal específico (passado, presente, futuro, pretérito, condicional) sempre que for se expressar de uma forma que, dentro do contexto, é claro o que se deseja expressar.
  • Lojban é uma máquina para ser analisada, por haver um enorme potencial para explorar os campos da inteligência artificial e máquinas de tradução automática.
  • Lojban dispõe de uma comunidade de falantes o qual expande o vocabulária dia após dia.
  • Lojban foi projetado com o objetivo de ser neutro entre as culturas.

Lojban: para diferentes pessoas, diferentes significados; pode significar

  • uma curiosidade linguística - um banco de ensaio para a experiência linguística
  • um jeito desafiante de expandir a mente ou disciplinar os pensamentos
  • uma nova perspectiva sobre as línguas
  • um meio divertido de se comunicar com amigos ou criar arte
  • um domínio para explorar a intersecção da linguagem humano e do meio virtual, como software

Qual é o significado que Lojban tem para você?

Mais informações básicas ...

Aprendizado de Lojban

Materiais e recursos não-oficiais e suplementares (em inglês)

Para os novatos, há vários materiais. Entretanto, há pouco material em Português, podendo dificultar o aprendizado para aqueles que não dominam o idioma inglês.

«Lessons in Lojban» por Dustin Lacewell (em inglês)
«The Perfect Language», uma introdução a Lojban por Wesley Wilson

Alguns materiais não oficiais foram criados. São conhecidos por serem mais amigáveis para o aprendizado para o inciante.

Materiais oficiais

  • "The Complete Lojban Language", a reference grammar of Lojban. Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
NOTA IMPORTANTE: Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como xorlo. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são difíceis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.
NOTA IMPORTANTE 2: Houve já planos de tradução para a língua Portuguesa. Entretanto, os planos de tradução se mostram inviáveis ou caros para o padrão de qualidade exigido.

Dicionários

Relacionados

Programas e Ferramentas de Software

  • Memrise.com oferece flashcards do vocabulário de Lojban virtualmente. Anki é uma alternativa para baixar.
  • la camxes é um site para checar automaticamente a gramática de Lojban. Ele pode ajudar a entender a estrutura do idioma e corrigir frases.
  • Tradutor automático Lojban-para-Inglês. Um tradutor impreciso que traduz automaticamente a língua inglesa para Lojban. Pode ajudar a entender como Lojban funciona.

Outros materiais e recursos de aprendizado...

Conexão com a comunidade

«bripre jikca», um vlog comunitário de leitura
«ba'o», uma música de La Djemynai

Lojban é falado por uma vibrante comunidade, o qual produz literatura, música e artes em geral. Há também discussões a respeito do idioma e do pensamento. A HQ online xkcd diz justamente isso; se você falar Lojban, você deveria falar com os Lojbanists (Lojbanistas). Isso pode não ser uma coisa tão ruim!

Conversas em texto

A qualquer momento do dia, provavelmente haverá falantes de Lojban disponíveis em IRC (Internet Relay Chat) para responder dúvidas ou encorajar conversas em tempo real em Lojban. Junte-se ao chat pelo seu navegador através da(o)

Há três canais principais (salas de bate-papo):

  1. #lojban - para discussões sobre Lojban em qualquer idioma.
  2. #ckule - para ensinar Lojban e responder perguntas e dúvidas dos novatos, em qualquer idioma
  3. #jbosnu - para conversas exclusivas no idioma Lojban

Aqui está um cheat sheet (praticamente uma colinha) para quem não está familiarizado com IRC.

Listas de discussões

Alguma pergunta sobre Lojban?
Pergunte para lojban-beginners mailing list!

A lista de discussão para novatos em Lojban é destinado para dúvidas a respeito do aprendizado e entender Lojban. Você pode inscrever-se nesta lista mandando uma solicitação para [email protected].

A lista de discussão de Lojban para objetivos gerais, que aborda qualquer coisa que possui relação com Lojban, foi fundado em 1989 e possui 500 inscritos. Você pode se inscrever nele mandando um e-mail para [email protected].

Nas redes sociais

Lojban está presente em vários sites populares: Facebook Logo Mini.svg Facebook, Google plus icon.svg Google+, reddit-12.png Reddit, quora.png Quora.

la jbotcan é um boletim informal que hospeda imagens e discussões em Lojban e Inglês.

Contatos Internacionais

um exposição de la guskant em Japonês
  Línguas que falam
la selpa'i
[email protected]
Inglês, Alemão
la gleki
[email protected]
Inglês, Russo
la ilmen
[email protected]
Inglês, Francês
la tsani
[email protected]
Inglês, Francês
la xorxes
[email protected]
Inglês, Espanhol
la guskant
[email protected]
Inglês, Francês, Chinês, Japonês, Esperanto
la remod
[email protected]
Inglês, Italiano

Lojban pelo mundo - outras maneiras de comunicação ...

E depois?

  • Tente por si mesmo traduzir qualquer coisa para Lojban. Ou melhor: escreva seu próprio texto: Poesia, prosa, blog, tweets, etc.
  • Continue aprendendo o vocabulário com software de memorização.
  • Ajude a expandir o principal dicionário de Lojban, traduzindo palavras de Lojban para outros idiomas; ou invente novas palavras compostas e adicione elas no dicionário.

Mais informações ...


Este web site é dedicado a documentar a língua Lojban e as atividades da comunidade, como também servir como o site oficial de Logical Language Group (LLG) (Grupo da Língua Lógica), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1987, criada para promover o estudo científico das relações entre a linguagem, o pensamento e a cultura humana.