Bem-vindo! (Português brasileiro): Difference between revisions

From Lojban
Jump to navigation Jump to search
No edit summary
No edit summary
Line 46: Line 46:


== Conecte-se com a comunidade ==
== Conecte-se com a comunidade ==
[[File:detkehu be fi li 25 salci.jpeg|thumb|left|300px|Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.]]
Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual [https://www.xkcd.com/191/ xkcd] disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban.
Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual [https://www.xkcd.com/191/ xkcd] disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban.
[[File:detkehu be fi li 25 salci.jpeg|thumb|left|300px|Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.]]


=== IRC ===
=== IRC ===

Revision as of 02:31, 23 May 2015

Lojban (pronúncia: [ˈloʒban]) é uma língua construida, baseada em torno dos preceitos da Lógica dos Predicados.

Introdução pequena ao Lojban

  • Lojban é um experimento em forma de língua — a gramática é regular, mais simples do que a maioria das línguas naturais, entretanto complexo que o torna único. Lojban é um experimento de pensamento, cujo desejo é ver como essas estruturas linguísticas únicas afetam a cognição e a forma de pensar.
  • Lojban permite expressar emoções usando palavras denominadas atitudinais, que são essencialmente as emoções faladas, expressando seus sentimentos. Você pode indicar o grau preciso e intensidade de sua emoção, bem como indicar qual palavra sua emoção deriva. Você pode até indicar que sua frase foi concebido como uma brincadeira.
  • Lojban permite uma comunicação concisa, sem detalhes desnecessários e indesejáveis. Por exemplo, não há necessidade sempre de pensar em um tempo verbal (passado, presente ou futuro) quando já está claro o contexto da frase. Quando desejar fornecer detalhes, é possível adicionar. Mas, ao contrário de outras línguas, isso não é obrigatório em Lojban.
  • Lojban possui 1342 raízes e monta disposições para palavras compostas e empréstimos (de palavras). Tais palavras permitem a criação de um vasto vocabulário para descrever a totalidade da experiência humana. O vocabulário de Lojban expande-se a cada dia e a comunidade de falantes esforçam-se para aperfeiçoar o idioma todos os dias.
  • Lojban é analisável por máquinas, que é um potencial para novas explorações no campo da comunicação da inteligência artificial e tradução automática.
  • Lojban é culturalmente neutro. A base do vocabulário foi gerado usando um algorítimo e palavras vindas das seis línguas mais faladas do Planeta Terra, e, claro, de outras línguas também. A comunidade Lojban se esforça para manter essa neutralidade.

Mais informações básicas ...

Recursos primários de aprendizado do Idioma

Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos:

Recursos oficiais

  • The full grammar of Lojban. Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
    • Indisponível na língua portuguesa
NOTA IMPORTANTE: Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como xorlo. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são dificeis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.

Recursos suplementares e não-oficiais

Um conjunto de vários recursos de aprendizagem não-oficiais foi criado. Eles não possuem reconhecimento por parte dos reguladores do idioma, entretanto, tais materiais não-oficiais e suplementares são mais amigáveis para iniciantes.

Materiais e obras em construção

Dicionários

Ferramentas virtuais

  • memrise.com/courses/english/lojban/ é um ótimo lugar onde você pode aprender palavras de Lojban online. É só se registrar no site, tentar vários cursos e usar aquele o qual você mais gostar. Alternativamente, pode-se usar o Anki. (Decks de Lojban podem ser descarregados no computador para o programa)
  • camxes é um verificador automático da gramática que estiver sendo escrita em Lojban (que é único entre todas as línguas!). Ele pode ajudar você a entender rapidamente se sua frase é gramaticalmente correta.

Comunidades virtuais

  • Tatoeba.org é um banco de dados que dispõe de uma grande coleção de frases em Lojban (já que é um banco de dados editável por todos, nem todas as sentenças e frases podem estar corretas).

Dicas

Tente começar a ler textos em Lojban, iniciando pelos textos pequenos e fáceis até os textos longos e difíceis. Por exemplo, leia Terry the Tiger (você pode ouvir essa obra também!), e então, um dos livros de Berenstain Bears, como The Berenstain Bears and the Prize Pumpkin, e depois O Pequeno Príncipe.

Outros materiais de aprendizado...

Conecte-se com a comunidade

Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.

Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual xkcd disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban.

IRC

The IRC (Internet Relay Chat) é o melhor caminho para:

  • fazer amigos,
  • praticar conversas em Lojban em tempo real,
  • to get your questions answered quickly when there are others around.

Join the chat in your browser

Here are the three channels (chat rooms) that are displayed as tabs in the upper left corner in webchat:

  • #lojban for basic discussions in any language,
  • #ckule for questions from new learners in any language and
  • #jbosnu for discussions in Lojban only.

If you have an IRC software installed you can join the chat following these instructions.

Here is an IRC cheat sheet for people who are learning Lojban.

Mailing lists

Ask a question on Lojban
on the mailing list for beginners

The Lojban Beginners Mailing List is for discussions related to learning Lojban. Anything about how to understand a part of the language, how to learn it better, study tools, actual teaching sessions, and so on, is on topic. Nothing else is. You can also subscribe to it by sending your first question to [email protected]. Wait until it is approved and others reply to it.

The Lojban General Mailing List is another way to get your questions answered. It has about 500 subscribers, and has existed more-or-less continuously since 1989. You can also subscribe to it by sending a question to [email protected].

la jbotcan

la jbotcan is a simple image board where one posts images and comments them and discuss other random stuff. The atmosphere is very informal here. There is a Lojban and an English version.

3rd-party websites

Some Lojban people also have organized themselves on several 3rd-party websites, such as:

Facebook Logo Mini.svg Facebook, Google plus icon.svg Google+, reddit-12.png Reddit, quora.png Quora.

International Contacts

Lojban around the world - other ways of communication ...

What's next?

  • Write your own original texts (prosa or poetry) in Lojban or translations. Start writing a blog or a personal diary
  • Continue memorizing the vocabulary and using Lojban as much as you can! Once you know what words you want to learn, you could try additional memorization software to vastly improve your vocabulary.
  • You could contribute to the jbovlaste dictionary interface by adding new words. You could also translate some definition into one of the many, many languages that jbovlaste supports.

Lojban means different things to different people:

  • a linguistic curiosity - a test-bed for language experimentation
  • a way to expand their mind or discipline their thought
  • the desire for precise expression
  • a new way to look at languages
  • a fun way to meet and communicate with friends, entertainment, a challenge, art, software application ... the list goes on!

What will Lojban mean for you?

More info ...