Bem-vindo! (Português brasileiro): Difference between revisions

From Lojban
Jump to navigation Jump to search
No edit summary
No edit summary
Line 1: Line 1:
<!--[[File:la kotias.jpg|thumbnail]]-->
<!--[[File:la kotias.jpg|thumbnail]]-->
[[File:detkehu be fi li 25 salci.jpeg|thumb|right|300px|Lojban 25th Anniversary celebration, 2013, Fairfax, Virginia, USA.]]
[[File:detkehu be fi li 25 salci.jpeg|thumb|right|300px|Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.]]
L'''''o'''''jban, cujo pronúncia é [ˈloʒban], é uma língua construída, baseada em torno das regras do predicado lógico.
L'''''o'''''jban, cujo pronúncia é [ˈloʒban], é uma língua construída, baseada em torno das regras do predicado lógico.


Line 14: Line 14:


[[Presenting Lojban|Apresentação de Lojban e mais características...]] (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título [[Apresentando Lojban]])
[[Presenting Lojban|Apresentação de Lojban e mais características...]] (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título [[Apresentando Lojban]])
== Recursos iniciais de aprendizado ==
== Recursos primários de aprendizado ==
Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos em inglês com suas respectivas traduções em português, se houver:
Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos em inglês com suas respectivas traduções em português, se houver:



Revision as of 20:58, 5 September 2014

Celebração dos 25 anos de Lojban, em 2013, Fairfax, Virginia, Estados Unidos da América.

Lojban, cujo pronúncia é [ˈloʒban], é uma língua construída, baseada em torno das regras do predicado lógico.

Introdução pequena ao Lojban

  • Lojban é um experimento em forma de língua — a gramática é regular, mais simples do que a maioria das línguas naturais, entretanto complexo que o torna único. Lojban é um experimento de pensamento, cujo desejo é ver como essas estruturas linguísticas únicas afetam a cognição e a forma de pensar.
  • Lojban permite expressar emoções usando palavras denominadas atitudinais, que são essencialmente as emoções faladas, expressando seus sentimentos. Você pode indicar o grau preciso e intensidade de sua emoção, bem como indicar qual palavra sua emoção deriva. Você pode até indicar que sua frase foi concebido como uma brincadeira.
  • Lojban permite uma comunicação concisa, sem detalhes desnecessários e indesejáveis. Por exemplo, não há necessidade sempre de pensar em um tempo verbal (passado, presente ou futuro) quando já está claro o contexto da frase. Quando desejar fornecer detalhes, é possível adicionar. Mas, ao contrário de outras línguas, isso não é obrigatório em Lojban.
  • Lojban é sintaticamente sem ambiguidades. Idiomas que surgiram naturalmente sempre possuem sentenças ambíguas — Por acaso "He's left", uma expressão do idioma inglês, significa que ele ainda está aqui ou ele já foi? Lojban elimina esse problema sistematicamente.
  • Lojban possui por volta de 1400 (mil quatrocentas) palavras básicas e monta disposições para palavras compostas e empréstimos (de palavras). Tais palavras permitem a criação de um vasto vocabulário para descrever a totalidade da experiência humana. O vocabulário de Lojban expande-se a cada dia e a comunidade de falantes esforçam-se para aperfeiçoar o idioma todos os dias.
  • Lojban é analisável por máquinas, que é um potencial para novas explorações no campo da comunicação da inteligência artificial e tradução automática.
  • Lojban é culturalmente neutro. A base do vocabulário foi gerado usando um algorítimo e palavras vindas das seis línguas mais faladas do Planeta Terra, e, claro, de outras línguas também. A comunidade Lojban se esforça para manter essa neutralidade.

Apresentação de Lojban e mais características... (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Apresentando Lojban)

Recursos primários de aprendizado

Há várias maneiras de aprender Lojban individualmente. Porém, para te ajudar a iniciar, eis algumas sugestões de materiais e recursos em inglês com suas respectivas traduções em português, se houver:

Lojban in simple phrases - Introdução ao idioma. Te permite entender rapidamente o básico de uma frase comumente falada. Disponível também em pdf.

Lojban em frases simples - É a versão traduzida. Tradução em progresso.

The Crash Course (a draft) - um livro em produção.

Curso intensivo - Tradução inexistente até o momento.

Wave Lessons é um livro online e físico popular.

• Tradução inexistente

The full grammar of Lojban.

Esse livro ensinará como ler e usar Lojban; quais são os diferentes tipos de palavras e construções gramaticais que podem ser feitas, como usar e interpretar; como expressar-se em Lojban. Entretanto, esse livro não ensinará vocabulário e aspectos envolvidos no aprendizado e uso de uma língua humana.
NOTA IMPORTANTE: Desde a publicação deste livro, houve uma mudança na semântica dos artigos de Lojban conhecidos como xorlo. Essas mudanças simplificaram a gramática e não são dificeis de entender. Por favor, mantenha esta reforma em mente ao consultar esse livro, uma vez que foi publicado antes da aprovação de xorlo.

A língua Lojban por completo - Esse livro está em tradução. Você pode acompanhar o progresso de tradução deste e de outros livros e materiais no site oficial do Projeto Lojban Brasil.

vlasisku - dicionário online

• Tradução inexistente

a lista de gismu (radicais) e cmavo (partículas) e uma lista de definições simples de gismu.

• Tradução inexistente

camxes é um verificador gramatical automática daquilo que escrever em Lojban (que é único entre todas as línguas!). Ele pode ajudá-lo a compreender rapidamente se a sua frase está gramaticalmente correta. Sua interface está em inglês.

memrise.com/courses/english/lojban/ é um ótimo lugar onde você pode aprender palavras de Lojban online. É só se registrar no site, tentar vários cursos e usar aquele o qual você mais gostar. Alternativamente, pode-se usar o Anki. Tradução para o português não disponível.

slovlacukt - dicionário alternativo offline

Lista de palavras ordenadas por frequência de uso.

• Tradução inexistente. Se for criar uma página correspondente a de cima, use o título listas de palavras frequentes.

Tatoeba.org - um banco de dados que possui uma larga coleção de frases em Lojban (um banco de dados que todos podem criar; assim, nem todas as sentenças podem estar correto). Várias frases neste site possuem raízes que conduzem a traduções ou frases equivalentes. Algumas frases em Lojban podem ter suas respectivas traduções para o português.

✔ Um conjunto de guias de pronunciação disponíveis para ajudá-lo a falar Lojban.

• Tradução inexistente. Se for criar uma página correspondente a de cima, use o título pronunciação.

Tente começar a ler textos em Lojban, iniciando pelos textos pequenos e fáceis até os textos longos e difíceis. Por exemplo, leia Terry the Tiger (você pode ouvir essa obra também!), e então, um dos livros de Berenstain Bears, como The Berenstain Bears and the Prize Pumpkin, e depois O Pequeno Príncipe.

Outros recursos de aprendizado... (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Materiais de aprendizado. Links secundários)

Conectar-se a comunidade

Lojban é falado por uma vibrante comunidade de falantes, produtores de literatura, música e arte, e resolvendo juntos questões relacionados ao idioma. Quando a HQ virtual xkcd disse que você deveria estar falando Lojban com Lojbanistas, foi indicando uma das melhores características de Lojban..

O Chat IRC é a melhor maneira de

  • fazer amigos
  • praticar conversas em Lojban em tempo real
  • ter suas perguntas respondidas rapidamente quando lá há outras.

Neste chat, há a aba do canal #lojban (na parte superior) para conversas básicas, aba #ckule para perguntas vindas dos novatos e a aba #jbosnu para conversas exclusivamente em Lojban. Clicando nestas abas, você poderá ver novas menssagens e responder para eles. Aqui há um cábula de IRC (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título cábula de IRC) para pessoas que estão aprendendo Lojban.

Faça uma pergunta a respeito de Lojban
para a lista de discussão para iniciantes (somente em inglês)

The Lojban Beginners Mailing List (Lista de discussão para iniciantes em Lojban) é para discussões relacionadas no aprendizado da língua. Tudo sobre como entender uma parte da linguagem, como aprender melhor, ferramentas de estudo, sessões reais de ensino, e assim por diante, está aí. Mais nada. Você também pode inscrever-se enviando a sua primeira pergunta para [email protected]. Espere até que seja aprovado e os outros responderem. Apesar de outras línguas serem permitidas, lá a língua predominante é o inglês.

The Lojban General Mailing List (Lista de discussões gerais de Lojban) é outra maneira de tirar suas dúvidas. Tem cerca de 500 inscritos, e tem existido mais ou menos continuamente desde 1989. Você também pode assinar enviando uma pergunta para [email protected].

✔ Os grupos no: Facebook Logo Mini.svg Facebook, Google plus icon.svg Google+, reddit-12.png Reddit.

O grupo brasileiro no Facebook.

✔ Em alguns lugares, você pode pedir as pessoas para se juntar a áudio-conferências também. Veja Lojban pelo mundo (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Lojban pelo mundo) para mais informações.

Contatos Internacionais

Qual é o próximo?

  • Escreva seus próprios textos em Lojban ou traduções. Comece escrevendo em um blog ou um diário pessoal.
  • Continue memorizando o vocabulário e usando Lojban tanto quanto você pode! Uma vez que você sabe o que as palavras que você quer aprender, você pode tentar usar Softwares adicionais de memorização para melhorar muito o seu vocabulário.
  • Você poderia contribuir com o jbovlaste dictionary interface adicionando novas palavras. Você também pode traduzir alguma definição em uma das muitas e muitas línguas que jbovlaste suporta.

Lojban significa diferentes coisas para diferentes pessoas:

  • uma curiosidade linguística - um banco de ensaio para a experimentação de linguagem
  • uma maneira de expandir sua mente ou disciplinar seu pensamento
  • o desejo de expressão precisa
  • uma nova maneira de olhar para as línguas
  • uma forma divertida de conhecer e se comunicar com os amigos, entretenimento, um desafio, arte, software ... a lista é longa!

O que Lojban significará para você?

Qual é o próximo?... (página em inglês; se for criar uma página correspondente, crie com o título Qual é o próximo?)